Temporada de caldos <3
Quando o frio começa a apertar, é hora de tirar o liquidificador da prateleira e apostar nos legumes para fazer caldos e sopas incríveis. Seja reproduzindo alguma comida afetiva da infância como a sopa de letrinhas, ou reinventando sabores misturando lentilha com laranja e cominho, o importante é aproveitar para acolher com colheradas quentinhas você mesmo ou quem você ama nesse período de afastamento social.
Além do clássico caldinho de feijão ou de mandioca, é possível apostar em misturas de vegetais e tubérculos para tornar tudo ainda mais interessante e nutritivo!
Selecionamos aqui algumas ideias para você mudar um pouco o seu repertório. Não tem nada de errado com o tradicional, mas é legal ver que existem outras possibilidades e incluir cascas, talos, e também PANC's nas preparações.
Talos e folhas no caldo?
Os talos e folhas normalmente concentram os sabores do vegetal, sendo perfeitos para esse tipo de preparação já que sabor é tudo o que queremos. Como tudo será batido, se você tinha dificuldade com a textura, seus problemas estão resolvidos! Aposte em cenoura, espinafre, beterraba, rabanete, couve flor, esses vegetais podem e devem ser usados em sua totalidade.
Use a casca!
Além de evitar o desperdício de alimentos, usando a casca você garante uma preparação super rica em fibras e nutrientes. As cascas ainda dão textura e um colorido especial.
Acrescente PANC's
As PANC's como taioba, ora-pro-nobis, bertalha e caruru são perfeitas para serem adicionadas em cremes e sopas, elas são super saborosas. Já a capuchinha é perfeita para finalizar caldos com graça e delicadeza. Experimente também fritar um peixinho da horta e servir como acompanhamento, fica divino!
Inove nos acompanhamentos:
Chips de legumes - Use o legume da sopa para fazer chips no forno. Parta em fatias finas, ou passe num mandolin e disponha separadamente em uma forma, regue com azeite, tempere com sal e as especiarias da sua preferência e leve ao forno até ficarem crocantes. Funciona com batata, abóbora, inhame, beterraba, entre outros!
Grãos crocantes - Escolha o grão ou a semente da sua preferência: girassol, chia, linhaça, grão de bico (previamente hidratado) e leve ao fogo em uma frigideira regada com azeite, adicione os temperos e mexa de vez em quando até que eles fiquem crocantes. Se for fazer abóbora não deixe de usar as sementes crocantes para finalizar a receita!
Azeites saborizados - Adicione ervas no seu azeite e deixe em infusão por pelo menos 3 dias, ou faça uma versão rápida, aquecendo o azeite em uma frigideira e adicionando as ervas da sua preferência. Finalize a sopa com esse óleo aromático!
Caldo de abóbora assada com maçã verde e gengibre
Ingredientes
- 1 kg de abóbora cabotiá com a casca cortada em fatias
- 2 cebolas médias sem casca e cortadas ao meio
- 4 dentes de alho
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 maçã verde com casca cortada em cubos pequenos
- 10 cm de gengibre fresco picado fino
- 5 cm de cúrcuma fresca ralada
- páprica, cominho, azeite, sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
- Pré aqueça o forno por cerca de 15 minutos
- Em uma assadeira coloque a abóbora, as cebolas e 3 dentes de alho com casca. Tempere com sal, pimenta, cominho, a páprica e o azeite.
- Leve para assar por cerca de 50 minutos ou até que a abóbora esteja macia.
- Em um liquidificador coloque a abóbora, o alho sem a casca e a cebola. Bata até ficar bem homogêneo.
- Aqueça um fio de azeite em uma panela e adicione o gengibre, a cúrcuma, 1 dente de alho picado e a maçã em cubos. Refogue.
- Adicione o creme de abóbora batido e mexa até que tudo esteja bem incorporado.
- Acerte o sal e a pimenta.
- Coloque em bowls e finalize com um fio de azeite, as sementes crocantes dessa mesma abóbora e enfeite com capuchinha. Se quiser pode adicionar pequenos pedaços de gorgonzola, eles derretem e ficam super cremosos.